As mulheres grávidas e os seus parceiros geralmente perguntam se é seguro fazer sexo durante a gravidez. Isso resultará em aborto? Isso prejudicará o bebé ainda não nascido? Existem posições sexuais a serem evitadas? Aqui está a informação que você está procurando.
O sexo é seguro durante a gravidez?
O sexo é uma parte natural e normal da gravidez - se você estiver a ter uma gravidez normal. A penetração e o movimento da relação sexual não prejudicam o bebé, que é protegido pelo abdomen e pelas paredes musculares do útero. O seu bebé também é amortecido pelo fluido do saco amniótico.
As contrações do orgasmo não são as mesmas que as contrações do parto. Ainda assim, como precaução geral de segurança, alguns médicos aconselham evitar o sexo nas últimas semanas de gravidez, acreditando que os hormónios no sémen chamados prostaglandinas podem estimular as contrações. Uma exceção pode ser para mulheres que estão atrasadas e desejam induzir o parto. Alguns médicos acreditam que as prostaglandinas no sémen na verdade induzem o parto numa gravidez a termo ou no parto, uma vez que o gel usado para "amadurecer" o colo do útero e induzir o parto também contém prostaglandinas. Mas outros médicos acreditam que essa conexão sémen / trabalho é apenas teórica e que fazer sexo não provoca trabalho.
Quanto ao orgasmo, essas contrações não são iguais às contrações do parto. Portanto, não há nenhum problema lá.
Quando não fazer sexo durante a gravidez
O seu médico pode aconselhá-lo a não fazer sexo se tiver algum dos seguintes tipos de gravidez de alto risco:
Se corre o risco de aborto espontaneo ou histórico de abortos passados
Se corre o risco de ter um parto prematuro (contrações antes das 37 semanas de gravidez)
Se está ter sangramento vaginal, corrimento ou cãibra numa causa conhecida
O seu saco amniótico está vazar fluido ou rompeu as membranas
O seu colo do útero abriu muito cedo na gravidez
A sua placenta está muito baixa no útero (placenta prévia)
Se está grávida de gemeos, trigemeos ou outros "múltiplos"
Lembre-se de que se o seu médico disser "não fazer sexo", isso pode incluir qualquer coisa que envolva orgasmo ou excitação sexual, não apenas relações sexuais com penetração.
Sexo na gravidez
As experiências de cada mulher durante a gravidez são diferentes - incluindo como ela se sente em relação ao sexo.
Para alguns, o desejo desaparece durante a gravidez. Outras mulheres se sentem mais profundamente conectadas à sua sexualidade e mais excitadas quando estão grávidas.
Durante a gravidez, é normal que o desejo sexual diminua ou aumente conforme o seu corpo muda. Você pode se sentir constrangida à medida que a sua barriga cresce. Ou você pode se sentir mais sexy com os seios maiores e mais cheios.
Diga ao seu parceiro o que está sentindo e o que funciona. Pode ser necessário jogar com posições, especialmente mais tarde na gravidez, para encontrar uma que seja ao mesmo tempo confortável e estimulante para si.
Evite deitar-se de costas na "posição missionária" para fazer sexo após o quarto mês de gravidez. Dessa forma, você pode evitar o peso do bebé em crescimento, contraindo os principais vasos sanguíneos.
Outra maneira de tornar o sexo mais confortável é tentar deitar juntos de lado. Ou pode tentar se posicionar na vertical ou sentar em cima.
Como sempre, se você não tiver certeza absoluta sobre a história sexual do seu parceiro, use preservativo. A gravidez não protege contra infecções sexualmente transmissíveis - como HIV, herpes, verrugas genitais ou clamídia - e essas infecções podem afetar o seu bebé.
Sexo após a gravidez
As primeiras seis semanas após o parto são chamadas de período pós-parto. Sexo durante esse período pode ser a última coisa na sua mente. As razões pelas quais o seu desejo por sexo pode diminuir são:
Cicatrização de uma episiotomia (incisão durante o parto vaginal)
Cicatrização de incisões abdominais após cesariana
Sangramento pós-parto normal, comum por quatro a seis semanas após o nascimento
Fadiga após a gravidez e o processo de parto
Demandas do seu recém-nascido (aumentado se você tivesse gemeos ou trigemeos)
Alteração dos níveis hormonais
Seios doloridos da amamentação
Problemas emocionais, como tristeza pós-parto, ansiedade sobre os pais ou problemas de relacionamento com o pai
As relações sexuais geralmente são seguras depois que as incisões cicatrizam completamente e você sente os tecidos delicados da vagina. Essa cura geralmente leva várias semanas. Você pode perguntar ao seu médico o que ele recomenda. A maioria dos médicos diz esperar pelo menos 6 semanas após o parto antes da relação sexual. Igualmente importante é se sentir emocionalmente pronta, fisicamente confortável e relaxada.
Para você e o seu parceiro, paciência é uma virtude. Dadas as realidades e o stresse da paternidade precoce, pode levar até um ano para que a vida sexual normal de um casal retorne em plena floração.
Reviewed by Traci C. Johnson, MD on February 15, 2019
Produtos que aconselhamos para ajudar:
https://www.maletamysecret.pt/product/pjur-woman-nude
https://www.maletamysecret.pt/product/kisha-fit-silicone-kegel
https://www.maletamysecret.pt/product/uniq-magasex-3-uni
https://www.maletamysecret.pt/category/lingerie-babydoll
Depois do bebé nascer:
https://www.maletamysecret.pt/category/afrodisiacos-para-ela
https://www.maletamysecret.pt/category/cosmetica-sensual-lubrificante-comestivel
https://www.maletamysecret.pt/category/saude-intima-kegel-pompoarismo